
Visita Institucional - Deputados Dr. Hernâni Loureiro e Dra. Sandra Lopes
Dia 06 de Julho de 2026
No dia 28 de janeiro de 2023, decorreu um exercício de proteção civil à escala real (Livex), denominado de Barcelos_23 na estação de comboios de Barcelos. O exercício teve como principal objetivo testar os procedimentos com as catenárias em caso de sinistro, a articulação entre estruturas gestoras de emergência, bem como a prontidão e operacionalidade dos meios no terreno.
O Barcelos_23 iniciou-se pelas 15h00 e terminou pelas 16h30, consistiu num acidente rodoferroviário entre um veículo se serviço ferroviário com viatura ligeira de passageiros seguido de um incêndio do veículo rodoviário. Resultando num total de 17 feridos, 4 feridos graves que se encontravam encarcerados na viatura ligeira, 3 feridos ligeiros no comboio de serviço (Dresine) e 10 ilesos. No exercício estiveram envolvidos B.V. Barcelos, Infraestruturas de Portugal (I.P.), Câmara Municipal de Barcelos, P.S.P. de Barcelos, INEM e Comando Sub-regional do Cávado.
Aqui fica, do Comando e da Direção um Reconhecido agradecimento a todos os intervenientes, por todo o empenho demonstrado na realização do Barcelos_23.
Vídeo do simulacro,
https://www.youtube.com/watch?v=Few-9QIJmgk&t=182s

Dia 06 de Julho de 2026

No dia 30 de Junho de 2026

7ª Caminhada solidária

Em 17 de Maio de 2026

.

VTTF 05