Resenha do Quartel Sede

O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, é a prova da vontade indómita dos homens e consubstanciando um projeto coletivo, aí está alto e soberbo o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.

Construído com o apoio do Governo e da Câmara Municipal de Barcelos, mas sobretudo com a larga participação das populações concelhias, a ideia da construção do novo Quartel deveu-se ao Comandante Manuel Pereira da Quinta Júnior, que encontrou no Comandante António José de Sousa Costa o seu digno continuador e dinamizador.

Concebido pelo Arquiteto José Maria Pinto Brochado Monteiro Pedras, a primeira pedra foi lançada em 1970, e a sua inauguração data de 7 de Agosto de 1983, altura em que os Bombeiros Voluntários de Barcelos celebraram o seu centenário da fundação. Tendo ficado por cerca de 210 mil euros, as comparticipações do Governo e da Câmara Municipal de Barcelos não foram além dos 85 mil euros, sendo que os restantes 125 mil euros foram suportados pela população, o que não deixa de ser significativo.

Quartel de futuro é uma magnifica peça de arquitetura, possui instalações muito funcionais, imperando o bom gosto, a harmonia e o requinte.

Conheça o nosso quartel:

     Cave

A Norte - Uma Camarata com 4 beliches duplos, Gabinete do Material de Saúde, Arquivo Geral, Balneário/WC feminino e o Balneário/WC masculino.

A Sul - Secção de Mergulhadores (entrada por fora da quartel), Entrada automóvel para o museu dos veículos antigos (por fora do quartel), A entrada principal do rés-do-chão da chamada casa do Quarteleiro (por fora do quartel).

A Nascente - A entrada secundária do rés-do-chão da designada casa do Quarteleiro (onde está instalado um polo de formação da CVP Delegação de Barcelos) a entrada é pela parte de fora do quartel.

A Poente - Museu de veículos antigos e relíquias do passado (entrada pedonal pela porta principal da zona social).

     Rés-do-Chão

A Norte - A Central Telefónica, Sala do Bombeiro com Cantina, WC masculino e feminino, a entrada do parque do Veículo Plataforma (entrada pelo exterior).

A Sul - A Casa Escola com 4 andares (22 metros de altura), no rés-do-chão é a Oficina Auto e a Arrecadação do material de incêndio, nos andares superiores dispõe de Salas de Instrução.

A Nascente - O Parque de Veículo de Incêndio, o primeiro andar da casa do Quarteleiro onde está o polo de formação da CVP Delegação de Barcelos (a entrada é pela parte de fora do quartel na entrada secundária).

A Poente - O Parque de Veículos de Saúde, Museu de veículos antigos e relíquias do passado e a entrada para a zona social do quartel.

     1º Andar

A Norte - Duas Camaratas Masculinas (uma com oito camas e outra com quatro camas) dispõe de um WC com chuveiros. Uma Camarata Feminina (com cinco camas) dispõe de um WC com chuveiros.

A Nascente - Gabinete do Comandante, Gabinete do Segundo Comandante, Gabinete dos Adjuntos de Comando, Sala Crise, Sala de Formação, Posto Médico, WC Masculino e Feminino e o Gabinete de Fardamento. 

A Poente - O amplo e sumptuoso Salão Nobre.

     2º Andar

A Norte - Salas de Aula (da Escola Profitecla Polo de Barcelos).

A Poente - À entrada o Gabinete do Presidente da Direção e Sala de Reuniões da Direção, um WC e a Galeria dos Beneméritos.

     3º Andar

A Norte - O Museu da Associação.

A Poente - Salas de Aula, WC masculino e feminino (da Escola Profitecla Polo de Barcelos).

     4º Andar

A Norte - Um amplo terraço, Dois Painéis fotovoltaicos com depósito de água para aquecimento da água do quartel.

A Poente - Salas de Aula, WC masculino e feminino (da Escola Profitecla Polo de Barcelos).

     5º Andar

A Poente - Casa das maquinas do elevador e a Central de Monotorização dos Painéis fotovoltaicos (com 3 Inversores de 5 Kw e Uma bateria de acumulação). 

Na Cobertura - Sirene, Antenas de comunicações e 54 Painéis fotovoltaicos de 545 Watt (com a entrada em funcionamento dos painéis é reduzido em 60% o consumo fóssil do quartel e redução de emissões de CO2 em 25 Toneladas / ano).

























desenvolvido por Az Negócios