Homepage  |  Favoritos
Entre em contacto connosco bvbarcelos@iol.pt

Resenha do Quartel Sede


     O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, é a prova da vontade indómita dos homens e consubstanciando um projeto coletivo, aí está alto e soberbo o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.

     Construído com o apoio do Governo e da Câmara Municipal de Barcelos, mas sobretudo com a larga participação das populações concelhias, a ideia da construção do novo Quartel deveu-se ao Comandante Manuel Pereira da Quinta Júnior, que encontrou no Comandante António José de Sousa Quinta o seu digno continuador e dinamizador.

     Concebido pelo Arquiteto José Maria Pinto Brochado Monteiro Pedras, a primeira pedra foi lançada em 1970, e a sua inauguração data de 7 de Agosto de 1983, altura em que os Bombeiros Voluntários de Barcelos celebraram o seu centenário da fundação. Tendo ficado por cerca de 210 mil euros, as comparticipações do Governo e da Câmara Municipal de Barcelos não foram além dos 85 mil euros, sendo que os restantes 125 mil euros foram suportados pela população, o que não deixa de ser significativo.

     Quartel de futuro é uma magnifica peça de arquitetura, possui instalações muito funcionais, imperando o bom gosto, a harmonia e o requinte.

     Conheça o nosso quartel:

          Cave

             A Norte - A Lavandaria, o Gabinete de fardamento da Equipa de Intervenção Permanente, a Cantina e o Arquivo Geral e o Balneário/WC.

               A Sul - Secção de Mergulhadores e o Polivalente.

              A Nascente - O Rés-do-chão designado por casa do Quarteleiro (onde está instalado um polo de formação da CVP Delegação de Barcelos) a entrada é pela parte de fora do quartel.

              A Poente - Museu de viaturas antigas.  

          Rés-do-Chão

               A Norte - A Central Telefónica e o Gabinete do Controlador de Serviços,  Sala de Reuniões, Sala do Bombeiro e Gabinete do Chefe de Serviços.

               A Sul - A Casa Escola com 4 andares (22 metros de altura), no rés-do-chão é a Oficina Auto e a Arrecadação do material de incêndio, nos andares superiores dispõe de Salas de Instrução.

               A Nascente - O Parque de viaturas de Incêndio, o primeiro andar da casa do Quarteleiro onde está o polo de formação da CVP Delegação de Barcelos (a entrada é pela parte de fora do quartel).

               A Poente - O Parque de Viaturas de Saúde e entrada para a zona social do quartel.

           1º Andar

               A Norte - Duas Camaratas Masculinas (uma com onze camas, WC e chuveiros e outra com dez camas tipo beliche), Um WC para apoio dos três gabinetes dos Adjuntos de Comando, do Comandante e do 2º Comandante.

                A Nascente - A Arrecadação do Fardamento, Arrecadação do material de Saúde, Um WC, o Posto de Enfermagem e o Posto Médico, a Sala de Formação, Camarata Feminina (com cinco camas, WC e chuveiros), a Sala de Internet, Salão de Jogos e Secção Desportiva. 

               A Poente - O amplo e sumptuoso Salão Nobre.

          2º Andar

               A Norte - Salas de Aulas, Arquivo da Direção e WC. 

               A Poente - À entrada o Gabinete do Presidente da Direção e Sala de Reuniões da Direção, um WC e a Galeria dos Beneméritos.

          3º Andar

               A Norte - O Museu da Associação.

               A Poente - Salas de Aulas, WC´s (masculino e feminino).

          4º Andar

               A Norte - A cozinha, Um terraço (com 30 paineis fotovoltaicos, para produção de energia) e dois paineis fotovoltaicos com depósito de água para aquecimento da água do quartel.

               A Poente - Salas de Aulas, WC´s (masculino e feminino).

          5º Andar

               A Poente - Casa das maquinas do elevador e antenas de comunicações.